As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul continuam causando estragos e transtornos à população. Em novo boletim, divulgado às 9h deste domingo (12), a Defesa Civil do Estado confirmou 7 novas mortes, elevando o total para 143. Até o momento, 446 municípios foram afetados e 125 pessoas estão desaparecidas.
Conforme o boletim, 81.170 pessoas, encontraram abrigo em locais seguros para escapar dos perigos das inundações. No entanto, 537.380 pessoas perderam suas casas e estão desalojadas, buscando refúgio e apoio. O número de pessoas feridas, também aumentou em relação a este sábado (11), sendo 806 feridos.
- Pessoas em abrigos: 81.170
- Desalojados: 537.380
- Feridos: 806
- Desaparecidos: 125
- Óbitos confirmados: 143
- Pessoas resgatadas: 76.399
- Animais resgatados: 10.555
Esforços para minimizar os impactos: Equipes da Defesa Civil e órgãos de segurança estão trabalhando em ações de resgate, assistência à população, monitoramento de áreas de risco e reparos na infraestrutura.
Após os temporais que causaram estragos em diversas regiões do Rio Grande do Sul na semana passada, a chuva volta a cair em Porto Alegre e em áreas do Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas fortes chuvas. A previsão para a próxima semana indica a continuidade das precipitações, inclusive com possibilidade de geada devido à queda das temperaturas.
A previsão aponta persistência de chuvas localmente fortes nas mesmas regiões para esta segunda-feira (13)
Alerta do Inmet:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para volumes acentuados de chuva no Rio Grande do Sul durante o fim de semana, com possibilidade de até 140 milímetros no domingo. As regiões mais afetadas devem ser a Norte e o Leste do estado.