As empresas selecionadas para participar das operações de lançamentos de veículos espaciais não militares a partir do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, foram anunciadas pelo Governo Federal em evento realizado na Base Aérea de Brasília, que contou com a presença do Presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes.
Após anúncio das empresas serão firmados os primeiros acordos com a iniciativa privada para uso compartilhado da base, que é uma das mais importantes do mundo para lançamentos espaciais.
O edital teve como objetivo atrair empresas nacionais e estrangeiras para promover operações a partir das quatro áreas ocupadas do Centro, que são Sistema de Plataforma VLS; Plataforma Universal (área suborbital); área do Perfilador; e Aeroporto de Alcântara.
Para usar a área Sistema de Plataforma VLS, do Centro Espacial de Alcântara, foi selecionada a empresa Hyperion. Para atuar na área suborbital, a empresa Orion Ast. Para o setor do Perfilador, a empresa CC Launcher; e para o aeroporto, a Virgin Orbit.
O principal foco é no desenvolvimento econômico e social do município de Alcântara (MA), onde está localizado o Centro, e fortalecimento da indústria espacial brasileira.