As obras que estão sendo executadas pela Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí) na cidade de São João do Piauí estão em ritmo acelerado. A cidade está sendo preparada para receber os turistas para o I Festival da Uva, que vai mostrar o potencial frutífero e atrair investimentos para esta região do semi-árido piauiense.
A Emgerpi, responsável pela recuperação, urbanização e arborização da Barragem do Jenipapo, localizada na cidade, firmou convênio com a Secretaria do Meio Ambiente para execução das obras. No momento, São João do Piauí é um canteiro de obras. As praças, a sede do Emater, o campo de pouso, a AABB e a rodoviária do município são alguns dos locais onde há homens trabalhando para garantir que as obras sejam entregues no prazo. ?As obras vão ficar prontas a tempo?, afirma Paulo César, empregado da Emgerpi, encarregado da vistoria dos trabalhos na cidade.
Nas praças está sendo feito um trabalho de reconstrução do piso, assentamento de bancos, capina e pintura. Outro local beneficiado com as reformas é a Rodoviária Manuel Antunes Ribeiro, onde foi revista toda a instalação elétrica interna e externa e criada uma rede de esgotos.
Na barragem da cidade, que funciona como balneário para os habitantes, há um grupo de 14 homens trabalhando na reforma, onde está sendo feita também a ampliação nas cozinhas dos estabelecimentos alojados na barragem, para um melhor atendimento de seus frequentadores. Os eventos esportivos realizados durante o festival acontecerão na AABB. As obras estão em fase de finalização
A Fundac, órgão responsável pela programação do I Festival da Uva, preparou uma vasta e diversificada programação, com palestras, exposições, oficinas e muita música, priorizando sempre a cultura piauiense e os artistas da terra.
Executando obras que melhorem a estrutura física do Estado, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) colabora com a construção de uma identidade cultural do povo piauiense.