Os dias quentes típicos do B-R-O-Bró ganharão uma trégua com a previsão de chuvas que devem cair sobre alguns municípios piauienses nos próximos dias. O motivo é a junção de dois canais de umidade que avançam para o Nordeste do país e devem provocar chuvas, mesmo que rápidas, em municípios localizados principalmente nas regiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte do Piauí.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os maiores volumes de chuva se concentrarão em áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com acumulados que poderão ultrapassar 50 mm principalmente em áreas do sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia e em áreas da região metropolitana de Salvador. Um aviso meteorológico emitido nesta segunda-feira (24), alerta para chuvas intensas em 126 municípios do Piauí, tais como Picos, Oeiras e Uruçuí. O alerta amarelo (perigo potencial) é válido até as 10h desta terça-feira (23).
Para o climatologista Werton Costa, as chuvas são efeitos do movimento de dois corredores de umidade que passam pelo país.
"Na parte superior, a Zona de Convergência Intertropical está despejando umidade sobre a parte norte da Amazônia. Isso tem fortalecido a teoria dos rios voadores, ou seja, a umidade que entra na Amazônia se transforma em chuva e é replicada pela Amazônia se dirigindo para o Sudeste. Outro canal de umidade é uma frente fria, que está adentrando pelo sul da Bahia e Espírito Santo e tem provocado nuvens de chuva em boa parte do Nordeste, principalmente na Bahia, impactando o MATOPIBA. Esse canal de umidade também está se integrando com o amazônico. A tendência é que nos próximos dias, essa projeção da frente fria consiga avançar mais sobre o sul do Estado do Piauí e possa impactar em vários municípios piauienses com episódios de chuva localizada, chuva rápida", destacou o climatologista, ao Meionorte.com.
Apesar da possibilidade de chuvas, Werton Costa reforça que as temperaturas devem ameninzar, mas não por muito tempo.
"O avanço de um sistema como esse pode sim impactar vários municípios, inclusive alguns do Norte [do Piauí] mas não vamos esperar um grande avanço [da frente fria]. Por se tratar de um evento episódico, de curta duração, pode impactar também na temperatura, mas mais pelo aumento da cobertura de nuvens que vai reduzir a entrada de sol e pelo volume de chuva que vai naturalmente deixar o ar mais fresco. É uma mudança muito sutil que será sentida apenas no momento após a chuva, com aumento da umidade e passagem de alguma brisa. ", ponderou.