O voo que repatriará o primeiro grupo de brasileiros no Líbano foi adiado inicialmente em 24 horas por motivos de segurança. Os bombardeios nas proximidades do aeroporto onde a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousaria se intensificaram nas últimas horas.
O KC-30 estava previsto para chegar a Beirute por volta das 10h (horário de Brasília) nesta sexta-feira (4), o que também adia o retorno ao Brasil em pelo menos 24 horas.
PRIMEIRA FASE DA OPERAÇÃO
Esta é a primeira fase da operação de repatriação dos brasileiros que informaram ao governo o desejo de deixar o Líbano devido à escalada do conflito entre Israel, Hamas e o Hezbollah, que controla o sul do país.
O KC-30 partiu da Base Aérea do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, e pousou em Lisboa na manhã desta quarta-feira (2) com duas tripulações a bordo, compostas por pilotos, mecânicos e comissários. O grupo também conta com uma equipe de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e psicólogos, que prestará o primeiro atendimento aos brasileiros.
AGUARDANDO LIBERAÇÃO
A aeronave aguarda em Lisboa a liberação das autoridades libanesas para seguir a Beirute. Uma tripulação ficará em Portugal, enquanto a outra viajará ao Líbano para embarcar os passageiros e seus pertences. O KC-30 retornará a Portugal sem reabastecer no Líbano, onde será feita a troca de tripulação e reabastecimento.
A equipe que foi a Beirute ficará em Lisboa, e a que permaneceu embarcará de volta ao Brasil. Se houver novos voos, a equipe em Lisboa aguardará. O KC-30 é usado em ações estratégicas e humanitárias, como a repatriação de brasileiros.