Em apenas 4 dias, Teresina já superou a média de chuvas esperada para o mês de janeiro. A média de chuva em Teresina para janeiro é de aproximadamente 197 mm, pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1981 a 2010. Contudo, em um dos locais de medição, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou-se cerca de 206 mm, entre o fim da tarde do dia 1 e o fim da tarde de 4 de janeiro de 2022.
As nuvens carregadas vão continuar se formando sobre o Maranhão, o Piauí e o Tocantins nos próximos dias, provocando mais pancadas de chuva, elevando ainda mais o nível dos rios nesses estados.
As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical também estão contribuindo para aumentar a chuva no extremo norte do Brasil.
Previsão do tempo para os próximos dias
Segundo o Boletim Meteorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), chove forte em parte do norte, no centro-norte, oeste e extremo sul do Piauí.
Em Teresina, o tempo deve variar de nublado a parcialmente nublado com chuvas e possiveis trovoadas nesta quarta-feira (5), quinta-feira (6) e sexta-feira (7). Nesses dias, o litoral do Piauí também deve enfrentar pancadas de chuva. Temperaturas continuam amenas, variando entre 19°C e 35°C.
Com informações do Climatempo