Na manhã desta quinta-feira (14), a SpaceX conduziu a terceira tentativa de lançamento do Starship. Este voo marcou o mais bem-sucedido até o momento para o foguete, estendendo-se por mais de 23 minutos (até o momento desta atualização). No teste anterior, ocorrido em novembro de 2023, o foguete foi destruído após apenas 4 minutos de voo.
O lançamento do foguete ocorreu em Boca Chica, no estado norte-americano do Texas, por volta das 10h30 (horário de Brasília). A expectativa é de que o teste de voo tenha uma duração de cerca de 1 hora. Após esse período, está previsto que o foguete retorne à Terra, caindo no oceano Índico.
OBJETIVO DA EMPRESA: A meta da empresa de Elon Musk é reunir dados cruciais para contribuir com a missão da NASA de levar astronautas à Lua, e, caso tudo transcorra conforme planejado, preparar o caminho para a eventual colonização humana de Marte.
Na empresa X, também pertencente a Musk, a SpaceX demonstrou interesse em coletar dados sobre a reentrada na atmosfera em velocidades hipersônicas, ou seja, superiores à marca de 6.175 km/h. Essa velocidade é cinco vezes maior que a velocidade do som, que é de 1.235 km/h.
🚀 FOGUETE MAIS POTENTE: O Starship, com seus 121 metros de altura e 9 metros de diâmetro, é reconhecido como o foguete mais potente do mundo. De acordo com a SpaceX, ele terá a capacidade de transportar até 100 pessoas em missões interplanetárias de longa duração.
OUTROS VOOS TIVERAM PROBLEMAS
O último voo do Starship realizado pela SpaceX ocorreu em novembro de 2023. Contudo, uma falha durante a missão resultou na perda de contato com a nave no espaço. Partindo da base da empresa de Elon Musk, em Boca Chica, Texas, o Starship foi lançado por volta das 10h (horário de Brasília).
Inicialmente, o voo foi bem-sucedido, marcando a primeira vez que o foguete alcançou o espaço. Entretanto, cerca de 10 minutos após o lançamento, a equipe da SpaceX perdeu a comunicação com o segundo estágio da nave. Os engenheiros suspeitam que o módulo tenha se perdido no espaço. O primeiro teste, realizado em abril do mesmo ano, também enfrentou problemas, culminando em uma explosão.