Em 15 anos, SAMU realiza mais de 870 mil atendimentos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresina completou 15 anos e promoveu ação no centro de Teresina para ensinar a população sobre os primeiros socorros.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na terça-feira (24), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), completou 15 anos de existência. Neste tempo, já foram contabilizados mais de 870 mil atendimentos à pessoas em situação de urgência, tanto na zona urbana quanto na zona rural da capital.  Em comemoração à data, atividades educativas para primeiros socorros foram realizadas na Praça João Luís, no centro da cidade.

Crédito: José Alves Filho

Diante da população que passava pelo local, socorristas ensinavam técnicas que permitem salvar vidas e demonstravam os equipamentos utilizados no amparo às  vítimas. Além disso, as atividades também foram destinadas aos vendedores ambulantes de balas e doces, para que agissem corretamente durante uma situação de engasgo. 

Quem esteve presente pôde aprender a fazer a Ressuscitação Cardiopulmonar  (RCP), como acionar o serviço, como agir em casos de engasgo, crise convulsiva e imobilização e como se portar diante de um acidente automobilístico, desde a imobilização da vítima à retirada correta do capacete.

Leidiana Cerqueira, enfermeira do SAMU, relata que é essencial que toda a população saiba como chamar o serviço e utilizar o número 192 de forma racional, para que toda a população possa ser beneficiada o máximo possível com as ações que o SAMU oferece. 

“Nós viemos à praça mostrar às pessoas algumas noções de primeiros socorros, como também ensiná-las a como chamar esse serviço e utilizar de forma mais racional”, falou. 

Por meio do número 192 é possível obter orientações médicas, além de solicitar o deslocamento de ambulâncias em casos de urgência clínica, obstétrica, traumática e psiquiátrica.

“Nesses mais de 870 mil atendimentos, na nossa realidade, observamos que nós tivemos  muitas chamadas com trotes e situações que não condizem com urgência e emergência, consequência da  falta de informação sobre um serviço caro e que faz falta”, relata.

Em Teresina, são apenas 11 ambulâncias e 4 motolâncias para atender seus mais de 800 mil habitantes. Para a enfermeira, é de fundamental importância que todas as pessoas se conscientizem ao solicitar um atendimento. “No momento que uma ambulância é destinada para um atendimento de trote, você desassiste pelo menos 100 mil habitantes. Isso torna inclusive um crime, pois você deixa 100 mil pessoas desassistidas e que podem  realmente precisar de um atendimento que não pode ser retardado", expressa.

Como acionar o SAMU

Em caso de urgência, a população pode ligar para o número gratuito 192. O seu primeiro contato é com os telefonistas. Posteriormente, a ligação é repassada para o médico regulador, que avalia o caso informado e classifica se é necessário o envio de ambulância de suporte básico, avançado, motolância ou se é necessária apenas orientação médica.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES