A construção do Elevado da Avenida Barão de Gurgueia com a Henry Wall de Carvalho segue em ritmo acelerado. Com o intuito de melhorar a mobilidade urbana da região, o elevado também terá fundamental importância para o bom funcionamento do Corredor Sul do sistema Inthegra. No final de semana, o trabalho foi voltado para implantação da quinta viga metálica, que vai possibilitar a construção da parte do cruzamento da Avenida Henry Wall de Carvalho, Barão de Gurgueia e a Avenida Getúlio Vargas.
A obra, que deve ser entregue no próximo ano, conta com um elevado de seis metros de altura e uma rotatória na parte inferior totalmente sinalizada. O investimento é superior a R$ 25 milhões, oriundos de recursos do Governo Federal, através do Pacto pela Mobilidade, com a contrapartida da Prefeitura de Teresina.
Paulo Lopes, superintendente de Desenvolvimento da região Sul (SDU Sul), conta que a atual etapa do elevado segue para uma intervenção no próximo final de semana. “Nós vamos para a conclusão da colocação das vigas. Colocamos cinco, que vão exatamente fazer essa ligação das avenidas. A partir disso, vai ficar faltando somente o vão principal, que é o cruzamento”, explicou.
No mês de junho foi concluído o remanejamento das redes de alta tensão (69KV), que passavam sobre o viaduto. Agora, esta etapa, que envolve as fiações elétricas, segue para os desligamentos da rede de média tensão. “Esse precisa de mais uma intervenção de desligamentos. Junto à Cepisa Equatorial, apresentamos uma programação e estamos aguardando a aprovação para que a obra possa avançar”, falou Paulo Lopes.
De acordo com o superintendente, a obra segue em seu estado de avanço e tem a conclusão prevista para o começo de 2020. “Essa obra de mobilidade urbana é muito importante para a cidade. Ela faz parte do corredor Sul de transportes e vai dar mais fluidez no trânsito da região”, disse.