“O bem que você se desfaz a gente faz o bem”. Um slogan que promoveu muitos resultados a partir da campanha Eletrolixo do Rotary Club de Teresina, com a promoção do Grupo Meio Norte de Comunicação, que tem como objetivo recolher lixo eletrônico. A ação quadruplicou o número de assistidos pelo Movimento pela Paz na Periferia (MP3).
Ana Karinna, presidente do Rotary Club de Teresina Fátima, que iniciou a campanha, reforça que o trabalho do MP3 é valoroso.
“É uma entidade do terceiro setor que promove a cidadania com o lixo. Sobretudo jovens da periferia de Teresina, em situação de vulnerabilidade social. Desde 2014, quando iniciamos a campanha, o número de jovens passou de 1.200 para 4.800 assistidos. Agora estamos juntos: Rotary, MP3 e Governo do Estado”, explica.
Campanha conta com parceria com o MP3, Grupo MN e Governo do Estado (Foto: Divulgação)
A campanha começou em 2014 de forma bem tímida, mas que já chegou a arrecadar 55 toneladas de lixo eletrônico nas últimas edições. “As mulheres do Rotary Clube de Teresina Fátima observaram o problema do descarte inadequado do lixo eletrônico como uma oportunidade de servir”, destaca.
O descarte incorreto do lixo é um grande problema ambiental. “O Rotary Fátima, na época, acreditava na ideia de parcerias para bons resultados, então propusemos a parceria com o Grupo Meio Norte de Comunicação, o que foi muito exitoso. A campanha tocou muitas pessoas”, acrescenta Ana Karinna.
Para somar no time, Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc-PI), está fazendo a ponte da campanha com o Governo do Estado do Piauí. A ideia é fazer um mutirão dentro das repartições públicas, além de estabelecer pontos de distribuição.
Para Viviane, a pandemia aumentou o consumo de eletrônicos. “As pessoas mudam de computador, tablet, smartphone, televisão. E para onde vai esse lixo? A destinação correta precisa ser divulgada e esse material precisa ter um destino certo, pelo bem do meio ambiente. Vamos receber o material na Secretaria de Administração e Previdência e em espaços públicos como a Nova Ceasa e a Rodoviária de Teresina, além de mutirão interno”, finaliza.