Edital de concurso para o Censo 2020 deve sair em fevereiro

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o próximo edital está previsto para ser lançado em fevereiro.

Avalie a matéria:
|

Anunciado em maio, o processo seletivo para contratar trabalhadores temporários para trabalhar no Censo Demográfico 2020 ainda não teve todos os editais lançados. Os concursos mais aguardados – para os cargos de recenseador e agente censitário – só deverão ser lançados no começo do ano que vem.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o próximo edital está previsto para ser lançado em fevereiro.

Crédito: Licia Rubinstein_Agência IBGE Notícias

"As vagas para Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador estão previstos para fevereiro", informou o IBGE, em resposta a questionamentos do G1, sem dar detalhes sobre o número de vagas para cada cargo.

Portaria publicada em maio pelo governo federal autorizou o IBGE a contratar até 234.416 trabalhadores temporários para trabalhar no Censo Demográfico 2020. Somadas as posições autorizadas a serem preenchidas nos cargos de agente censitário e recenseador, o número de vagas do concurso número pode chegar a até 225.678.

Vagas previstas pela portaria publicada em maio: Agente Censitário Municipal: 6.100; Agente Censitário Supervisor: 23.578; e Recenseador: 196.000.

Detalhes sobre o número exato de vagas para cargo e remuneração só serão conhecidos com a publicação do edital.

Para os cargos de coordenador censitário subárea e agente censitário operacional, cujo processo seletivo já está na fase final, o número de vagas abertas (2.658) ficou um pouco abaixo do limite autorizado pelo governo (3.210).

O edital lançado em setembro abriu 1.343 vagas para coordenador censitário subárea (nível superior) e 1.315 vagas para agente censitário operacional (nível médio), distribuídas pelas 27 unidades da Federação. Os salários foram fixados em R$ 3.100 para coordenador e de R$ 1.700 para agente.

No Censo 2010, 191.972 vagas foram abertas para recenseador, e outras 33.012 vagas foram abertas para agente censitário administrativo, agente censitário de informática, agente censitário municipal, agente censitário regional e agente censitário supervisor. Historicamente, os candidatos a recenseador precisam ter nível fundamental. Já para agente censitário costuma ser exigido nível médio de escolaridade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES