Vendas no varejo têm oitava alta mensal no ano, diz dados da PMC

Dados foram divulgados pela Pesquisa Mensal do Comércio nesta quinta-feira (12).

Volume de vendas no varejo variou 0,2% em outubro na comparação com setembro. | Getty Images
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O volume de vendas no varejo variou 0,2% em outubro, na comparação com setembro. Este foi o oitavo resultado positivo consecutivo.

Já a receita nominal de vendas variou 0,7% no período e vem crescendo desde junho de 2012. Os dados da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) nesta quinta-feira (12).

Ante outubro de 2012, o volume de vendas cresceu 5,3%, uma alta de 4% este ano.

Setores

Na análise dos diversos segmentos, a estabilidade do emprego e a alta dos salários puxaram o avanço de 3,3%, na comparação outubro 2013/2012, no volume de vendas do segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

A atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, ótica, joalheria, artigos esportivos, brinquedos e etc, cresceu 11,9% no período. O Dia das Crianças contribuiu para este resultado.

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria acumularam alta de 9,7% nos oito meses deste ano. Já o segmento de combustíveis e lubrificantes cresceu 6,1% em volume de vendas em outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Minha Casa Melhor

Estimulada pelo programa Minha Casa Melhor, implantado em julho de 2013 em que os beneficiários do Minha Casa Minha Vida têm até R$ 5 mil para mobiliar a casa, a atividade de Móveis e eletrodomésticos teve um crescimento de 5,4% nos oito meses deste ano.

Quanto às vendas no segmento material de construção que já acumulam alta de 7,2% no ano, o resultado é influenciado pelos incentivos fiscais do governo através da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Desempenho regional

Em relação às unidades da federação, apenas Roraima apresentou queda de 1,08% na comparação com outubro do ano passado. Já o desempenho positivo foi registrado em Alagoas (12,0%); Rio Grande do Norte (10,1%); Maranhão (10,1%); Paraíba (9,0%) e Paraná (9,0%).

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES