As vendas a prazo na cidade de São Paulo em fevereiro caíram 1,1% em relação a igual mês de 2011, informou nesta quinta-feira a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), tomando como base as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em relação a janeiro, o recuo foi de 12,5%. O resultado negativo já era esperado pela ACSP em função do Carnaval, que no ano passado caiu em março. A entidade também destaca que, em fevereiro de 2011, a economia ainda estava aquecida.
O registro de carnês em atras aumentou 11% entre fevereiro de 2011 e o mês passado, e 6,5% sobre janeiro.
?Embora os dados de fevereiro estejam prejudicados pelo efeito calendário/base de comparação?, afirma a ACSP em nota, ?as vendas em março deverão apresentar elevação, porque o Carnaval de 2011 ocorreu naquele mês?.
Segundo Rogério Amato, presidente da entidade, "independentemente de qualquer prognóstico, a sinalização fornecida pelo Banco Central que os juros devem cair para um dígito e a persistência do otimismo do consumidor sugerem que a economia deverá retomar seu potencial de crescimento nos próximos meses?.