Turismo registra mais de 4 mil contratos em linha de crédito do Fungetur

Linha de crédito para o turismo registra mais de 4 mil contratos assinados, preservando cerca de 39 mil empregos

Recursos do Fungetur permitiram a manutenção de mais de 39 mil empregos em todo o país. | Cacio Murilo/MTur
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Fundo Geral do Turismo (Fungetur) foi acessado por mais de quatro mil empreendimentos em todo o país. A estimativa é de que o acesso ao crédito por meio das 4.159 operações contratadas tenha preservado ou gerado pelo menos 39,5 mil empregos diretos.

 Os recursos possibilitaram desde a capitalização de empresas para suporte ao seu funcionamento até a realização de obras de infraestrutura turística. 

Os números são relativos a estimativas quanto à contratação do crédito emergencial de R$ 5 bilhões liberado, ainda no ano passado, em apoio ao setor, com o objetivo de manter postos de trabalho e empresas diante da pandemia de Covid-19. A maior parte dos contratos já assinados (97%) teve como objetivo o acesso a recursos para capital de giro, dinheiro necessário para bancar o funcionamento de uma empresa.

Recursos do Fungetur permitiram a manutenção de mais de 39 mil empregos em todo o país. Crédito: Cacio Murilo/MTur

Apoio ao turismo

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que o Fungetur, tem sido um aliado no apoio ao setor e na proteção de quem tira do turismo o seu sustento. “O maior capital de qualquer empresa é a sua força de trabalho. E é para garantir a manutenção destes profissionais que o Ministério do Turismo assegurou o crédito histórico de R$ 5 bilhões para apoiar o setor por meio de uma linha de crédito exclusiva. É muito satisfatório saber que estes recursos estão ajudando diversas empresas, mantendo empregos, gerando emprego, renda e contribuindo para a retomada do setor”, aponta.

Linha de crédito

Operado pelo Ministério do Turismo, o Fungetur é destinado, preferencialmente, aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas. 

Para acessar a linha de crédito, os empreendedores que atuam no setor de turismo precisam ter registro no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos) e procurar uma das instituições financeiras credenciadas a operar o Fungetur. As instituições financeiras, por sua vez, farão a análise dos pedidos e a aprovação da liberação dos recursos.

Os recursos podem ser usados para capital de giro; aquisição de bens, como máquinas e equipamentos; realização de obras de construção, modernização e ampliação para a retomada de atividades; e reformas em geral em empreendimentos paralisados pela pandemia.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES