SEÇÕES

Trump diz que elevará tarifa de importação para 15% após decisão da Suprema Corte

Medida, em resposta à Corte, alcança o limite legal de 15% e tem validade de 150 dias.

Donald Trump e o tarifaço. | Foto: Reuters
Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (21) que elevará de 10% para 15% a tarifa temporária sobre importações de todos os países, medida que ele havia imposto após a Suprema Corte derrubar seu programa tarifário baseado em uma lei de emergência econômica.

Irritado com a decisão da Corte, Trump havia decretado na sexta-feira (20) uma tarifa imediata de 10% sobre todas as importações, além de quaisquer taxas já existentes. A lei americana permite que ele aplique uma tarifa de até 15% por 150 dias, embora a medida possa enfrentar questionamentos legais.

Durante esse período, o governo trabalhará na implementação de novas tarifas “legalmente admissíveis”, afirmou Trump.

Eu, como Presidente dos Estados Unidos da América, estarei, com efeito imediato, aumentando a Tarifa Mundial de 10% sobre países, muitos dos quais têm “explorado” os EUA por décadas, sem retaliação (até eu chegar!), para o nível totalmente permitido e legalmente testado de 15%.

Durante os próximos poucos meses, a Administração Trump determinará e emitirá as novas tarifas legalmente admissíveis, que continuarão nosso processo extraordinariamente bem-sucedido de Tornar a América Grande Novamente – MAIOR DO QUE NUNCA!!!

Obrigado pela atenção a este assunto.

Presidente DONALD J. TRUMP

Tópicos
Carregue mais
Veja Também