A Serasa Experian lançou, nesta segunda-feira, o serviço gratuito Limpa Nome, que busca facilitar a comunicação entre os clientes com pendências financeiras e os credores, usando a internet. As empresas poderão oferecer descontos para a quitação das dívidas. Os consumidores receberão uma carta com um senha. A partir daí, vão acessar um portal da Serasa e se informar sobre as condições para quitar os débitos. No site, ainda poderão imprimir os boletos de pagamento.
Tanto o cliente que já estiver com o nome sujo quanto o que estiver prestes a entrar no cadastro por causa de débitos pendentes com uma das empresas vão receber a correspondência da Serasa, contendo o código pessoal para acessar o site Serasa Consumidor.
Quatro empresas já aderiram ao Limpa Nome, mas apenas o nome da rede Lojas Marisa foi divulgado. A lista inclui bancos e financeiras, afirma a Serasa Experian.
A responsável pelo serviço também não informa o percentual máximo de desconto que pode ser concedido sobre o total das dívidas, porque esses detalhes dependeriam da análise que os credores fazem de cada cliente.
A Serasa Experian afirma que o site foi desenvolvido num ambiente seguro, o que garante a proteção dos dados do usuário ao acessá-lo.