Se surpreenda com as profissões que vão nascer e morrer com a ascensão da IA
- Carreiras “seguras”
Habilidades em inteligência artificial podem aumentar seu salário em até 40%; capacidade de adaptação é cada vez mais importante no mercado em constante transformação
- Carreiras “seguras”
Profissionais de saúde: Funções como médicos, enfermeiros e terapeutas exigem um alto grau de empatia, pensamento crítico e cuidado personalizado que a IA não pode replicar.
Trabalhos manuais qualificados: Ocupações como eletricistas, encanadores e carpinteiros envolvem resolução prática de problemas e habilidades técnicas difíceis de automatizar.
Gerentes de recursos humanos: Para gerenciar pessoas, é preciso entender comportamentos humanos complexos, resolver conflitos e promover uma cultura de trabalho positiva — tarefas que requerem inteligência emocional e habilidades interpessoais exclusivas dos seres humanos.
Assistentes sociais e conselheiros: Esses cargos envolvem ajudar indivíduos e comunidades a lidar com questões sociais complexas, além de oferecer apoio e orientação personalizada, que são inerentemente funções centradas no ser humano.