Ele veio para ficar: o PIX, meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, facilitou muito as transações bancárias dos brasileiros e deve ganhar novos recursos em breve, como as opções de saque e troco, previstas para o próximo trimestre.
Com o Pix Saque será possível a retirada de dinheiro em algum estabelecimento comercial sem que seja necessário consumir algo no local ou encontrar uma agência do seu banco ou bancos 24h.
Já com o PIX troco será possível pagar um valor maior via Pix para receber o troco em espécie. A modalidade pode atacar um dos grandes empecilhos dos pequenos comerciantes, que é o troco em moeda ou notas pequenas.
Inicialmente, essas transações terão limite máximo de R$ 500, 00 por questões de segurança. Cada usuário poderá fazer até quatro transações desse tipo por mês. “Estamos definindo as regras finais, a partir da análise das contribuições feitas no âmbito da consulta pública sobre os dois novos serviços do Pix. Em breve, isso será divulgado”, afirma o Banco Central.
De acordo com o Banco Central, a ferramenta já tem mais de 300 milhões de chaves cadastradas em menos de um ano.