O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, sinalizou que o banco deve anunciar na quinta-feira (14) a redução dos juros para financiamento da casa própria. O anúncio acontece em um cenário de alta na taxa básica de juros, a Selic. Mas como a Caixa conseguirá reduzir as taxas de juros em um cenário come esse? A resposta é que o banco está lucrando como nunca lucrou em toda a sua história.
O aumento da Selic é uma tentativa do Banco Central para tentar conter a inflação. Na segunda (13), o BC divulgou o relatório Focus com a projeção do mercado financeiro para o IPCA. A previsão é de que o índice chegue a 8% neste ano, mais que o dobro do centro da meta do governo (3,75%).
De acordo com o presidente da CAIXA, a redução do custo de crédito imobiliário será possível devido à alta lucratividade da Caixa. "A Caixa vai reduzir os juros. Não está aumentando a Selic? Então a Caixa Econômica Federal, com o lucro que nunca teve, sem roubar, vai diminuir os juros da casa própria ", afirmou o presidente.