Restituição do IR 2024: consulta ao primeiro lote liberada a partir de quinta-feira (23); o maior da história

A Receita Federal vai disponibilizar a consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2024 na próxima quinta-feira (23). R$ 9,5 bilhões serão destinados a 5,5 milhões de contribuintes.

Receita Federal vai abrir o 1º lote para consulta da restituição do IR na quinta-feira (23) | Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A partir da quinta-feira (23), a Receita Federal disponibilizará a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Este ano, o valor destinado às devoluções alcança um recorde histórico, totalizando R$ 9,5 bilhões. O pagamento será efetuado a aproximadamente 5,5 milhões de contribuintes em 31 de maio, data que coincide com o encerramento do prazo para entrega das declarações do IR 2024.

PRIORIDADE AO RS

Como medida de assistência às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Receita Federal priorizou os gaúchos para receberem as restituições do IR 2024. Além disso, os contribuintes do grupo prioritário, que incluem idosos, pessoas com deficiência, professores, entre outros, serão os primeiros a receber o benefício.

CALENDÁRIO DE RESTITUIÇÃO

Após a prioridade para os grupos específicos, as restituições serão pagas de acordo com a forma escolhida pelo contribuinte, seja pela declaração pré-preenchida, solicitação via Pix ou ordem de envio da declaração. O calendário completo de restituição do IR 2024 segue o seguinte cronograma:

- 1º lote de restituição: consulta em 24 de maio e pagamento em 31 de maio

- 2º lote de restituição: 28 de junho

- 3º lote de restituição: 31 de julho

- 4º lote de restituição: 30 de agosto

- 5º lote de restituição: 30 de setembro

COMO REALIZAR A CONSULTA?

Para verificar a data prevista para receber a restituição do Imposto de Renda, acesse o site Meu Imposto de Renda e selecione a opção "Consultar a Restituição". Basta informar o CPF, o ano do exercício da declaração (2024) e a data de nascimento. Para detalhes adicionais, acesse o portal e-Cac, onde é possível verificar o status da declaração, identificar possíveis pendências e até mesmo corrigir eventuais erros. O acesso ao e-Cac requer uma conta de nível prata ou ouro no Gov.br.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES