Quem estiver presente no lote pode sacar o dinheiro de sua restituição a partir do dia 16 de julho. Ao todo são sete lotes de restituição entre junho e dezembro.
No Piauí, 5.995 contribuintes já foram contemplados com suas restituições, o que totaliza R$ 8.850.591,13. Todavia, em Teresina, de um total de 148 mil declarações apresentadas, 7 mil contribuintes deixaram de receber o dinheiro, devido a declaração estar retida em malha, aponta Fábio Galvão, supervisor do setor de malhas da Receita Federal.
Tendo em vista estes dados, para saber se teve a declaração liberada, os contribuintes devem acessar a página da Receita na internet, digitando o link www.receita.fazenda.gov.br ou ligar para o Receita, através do número 146.
"Quando o contribuinte acessa o site, ele já pode ir diretamente à página especial da consulta. Este foi um mecanismo acionado recentemente para evitar congestionamento no sistema no dia da consulta", esclarece o supervisor.
Receberão preferencialmente o valor o público idoso com mais de 60 anos e as pessoas com moléstias graves, definidas de acordo com a lei. Em segundo lugar vem aqueles contribuintes que fizeram sua declaração do imposto por meio digital e por fim aqueles que a entregaram dentro do prazo estabelecido.
Para receber o valor de sua restituição no banco, o contribuinte deve informar corretamente o número de sua conta.
Caso não concorde com o valor previsto, a pessoa pode retificar a declaração solicitando um outro valor. "Essa alternativa pode ser utilizada por qualquer contribuinte que não receba o valor previsto", acrescenta Fábio Galvão.