A Renault está em negociações com a concorrente alemã Daimler e outros parceiros que possam reduzir custos fixos e impulsionar os volumes à medida em que a indústria tenta se tornar mais eficiente enquanto se recupera da crise.
As discussões cobrem várias áreas de possível cooperação incluindo motores, transmissão e plataformas, afirmou vice-presidente de operações da Renault, Patrick Pelata, nesta quinta-feira (17).
"As montadoras estão em discussões umas com as outras. Há muitas no momento", disse Pelata. "Sim, estamos discutindo questões importantes com a Daimler." Segundo o executivo, qualquer aliança procurará reduzir custos fixos e aumentar os volume.
As receitas anuais devem cair entre 17% e 18% contra 2007, segundo ele. Os custos fixos em 2009 devem ser 18% menores do que em 2007, acrescentou, afirmando que os investimentos no ano devem ser 24% menores comparados a 2007.
Pelata disse ver um uma queda total de 10% no mercado automotivo europeu em 2010 numa comparação anual. Mas vê chance de crescimento no mercado russo, fortemente afetado pela crise, no segundo semestre do ano que vem.