A Secretaria da Receita Federal abriu nesta segunda-feira (8) as consultas ao 2º lote residual multiexercício do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2009 e 2008. Segundo o órgão, as restituições deste lote serão creditadas nas contas dos contribuintes no dia 17 de fevereiro.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o telefone 146. Para o exercício de 2009, serão creditadas restituições para 71,42 mil contribuintes, totalizando R$ 115,4 milhões. O valor das restituições está acrescido de 7,44% em juros. O lote residual de 2008 totalizará R$ 26,66 milhões para 14,44 mil contribuintes, com correção de 19,51%.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na internet. Malha-fina Os lotes residuais referem-se aos contribuintes que caíram na malha-fina do Fisco.
Para verificar as pendências com a Receita Federal, o contribuinte pode consultar o seu extrato do IR. Depois disso, caso encontre problemas, pode fazer a declaração retificadora, disnponível também no formato online, ou agendar o seu atendimento nos postos da Receita Federal. Cerca de 1 milhão de contribuintes caíram em malha no ano passado, dos quais 378,46 mil já haviam saído no primeiro lote residual do IR de 2009.