O fundador da XP Inc, Guilherme Benchimol, declarou, durante evento para investidores na Argentina, que está confiante de que um “ciclo virtuoso” se aproxima para a economia brasileira, com a recuperação do protagonismo do país no mundo. Benchimol participa da abertura da segunda edição do B2B XPerience, evento realizado pela companhia e que acontece neste fim de semana, em Buenos Aires.
O comentário vem dias após o Brasil ter melhorado a perspectiva de rating (nota de crédito), pela S&P Global Ratings, agência de classificação de risco, na última quarta-feira (14), que alterou a nota do Brasil de estável para positiva. A mudança indica uma melhora na percepção do risco de crédito do país. O Brasil não registrava classificação positiva desde 2019.
"A tendência natural para o cenário macro é de um dólar um pouco mais fraco no mundo, e os emergentes, como o Brasil, com mais protagonismo em nível global. Os juros também devem ter uma redução, o que beneficiará o país como um todo. As empresas investirão mais, o nível de investimentos e emprego vão melhorar", prospecta ele durante o evento.
Ao longo desta semana, o dólar comercial apresentou uma sequência de quedas, chegando a atingir o valor de R$ 4,80. Nesta sexta-feira (16), a moeda norte-americana encerrou a sessão cotada a R$ 4,82, alta de 0,36%, após cair em nove das 10 sessões anteriores.
"É um ciclo virtuoso que se aproxima. Quem apostar contra o Brasil irá perder dinheiro e, acima de tudo, muitas oportunidades — declarou Benchimol durante o evento, que conta com mais de 650 assessores de investimentos.