Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, que visa à qualificação profissional. São oferecidas 734 vagas, distribuídas em municípios de 14 estados e do Distrito Federal.
Segundo a Petrobras, além das oportunidades já reservadas para pessoas com deficiência e adolescentes egressos de trabalho infantil nos programas anteriores, uma novidade neste ciclo é que adolescentes em situação de acolhimento institucional, como casa lar, abrigo, casa de passagem e residência inclusiva terão uma cota de 15% das vagas oferecidas.
O programa abrange cursos profissionalizantes no Senai de cada região incluída, em diferentes áreas profissionais.
Todos os adolescentes e jovens que não tenham concluído o ensino médio precisam comprovar matrícula e frequência em suas respectivas séries, no momento da admissão no Programa. Os aprovados no processo de recrutamento e seleção cumprirão jornada de trabalho de 4 horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira, durante o período de 20 meses, e terão direito a um salário mínimo, e benefícios, como 13º salário, férias, vale-transporte e plano de previdência complementar opcional.
Para participar do programa é necessário ter entre 14 anos e 22 anos, não se aplicando idade máxima prevista aos candidatos portadores de deficiência, e estar cursando a partir do 7° ano do ensino fundamental ou ter concluído o ensino médio, conforme critérios do curso ofertado.
As 734 vagas estão distribuídas em municípios de 14 estados e do Distrito Federal: Maceió (AL); Manaus (AM); Salvador (BA); Alagoinhas (BA); Fortaleza (CE); Brasília (DF); Vitória (ES); Juiz de Fora (MG); Três Lagoas (MS); Ipojuca (PE); Campo Largo (PR); Rio de Janeiro (RJ); Macaé (RJ); Duque de Caxias (RJ); São Gonçalo (RJ); Nova Iguaçu (RJ); Natal (RN); Canoas (RS); Aracaju (SE); São Paulo (SP); Paulínia (SP); Mauá (SP); Cubatão (SP); Santos (SP); e São José dos Campos (SP). Os interessados podem se inscrever pelo site do programa até o dia 22 de abril.
Mais informações sobre o programa no site da Petrobras.