Produtores dos Platôs de Guadalupe firmam parceria com grande rede de varejo

Produtores dos Platôs de Guadalupe firmam parceria com grande rede de varejo

Avalie a matéria:
|

O doce sabor da goiaba do sul do Piauí chegará a várias cidades do Estado nos próximos meses. A Associação Central dos Irrigantes do Perímetro Irrigado dos Platôs de Guadalupe, Acipe, fechou parceria com uma grande rede de supermercados, que possui 46 lojas espalhadas pela capital e pelo interior piauiense. “Essa parceria é fruto de uma rodada de negócios promovida pelo Sebrae com o intuito de aproximar os produtores de frutas dos Platôs de Guadalupe dos grandes varejistas locais. Além da goiaba, a banana produzida naquele perímetro irrigado também deverá chegar às prateleiras das lojas dessa grande rede”, afirma o gerente de Atendimento Individual e Mercado do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

Ainda segundo Holanda, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, vem realizando um trabalho contínuo junto aos produtores dos Platôs. “Fizemos um diagnóstico em que foi constatada que a grande dificuldade ainda é o escoamento da produção. Incentivamos a criação de uma central de comercialização para alavancar a comercialização das frutas e agora estamos obtendo os primeiros resultados”, acrescenta. Atualmente, os Platôs de Guadalupe produzem 150 toneladas de goiaba por mês, sem contar com as outras culturas como banana, maracujá, coco e melancia. Boa parte dessa produção é comercializada para atravessadores.

Ao criar a Central, os produtores vislumbram vender direto para as grandes indústrias e varejistas. Essa parceria surgida durante a rodada de negócios promovida pelo Sebrae é o primeiro grande passo para a concretização dessa estratégia de venda direta. “O que queremos é entrar nas indústrias e lojas de varejo sem precisar passar por um atacadista. Com isso, as frutas chegarão mais frescas e saborosas e com preço mais acessível para o consumidor final. É uma forma de incentivar o consumo da goiaba, alavancando não só essa cultura, mas toda a cadeia produtiva de frutas”, afirma o produtor Márcio Polla.

Inicialmente, serão comercializadas para essa grande rede 16 toneladas de goiaba e posteriormente será definido o volume de compras de banana. Das 46 lojas do grupo, apenas seis vendem goiaba, vinda de Petrolina (PE), o que representa um volume de 700 quilos/mês. Com a nova parceria comercial, o produto será disponibilizado em todos os pontos de venda da rede, fazendo parte do encarte comercial do grupo. “O gerente de operações dessa rede varejista elogiou a iniciativa do Sebrae de buscar aproximar os pequenos produtores dos grandes grupos, demonstrando interesse em selar novos acordos comerciais, valorizando o produto do Piauí”, destaca Francisco Holanda.

O Sebrae no Piauí desenvolverá outras ações de mercado junto aos produtores dos Platôs de Guadalupe, de maneira a consolidar o trabalho da Central de Comercialização da Acip, alavancando também o escoamento de toda a produção daqueles perímetros irrigados.

Siga o Meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES