Pesquisa divulgada na quarta-feira (15) pela Federação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta que o preço médio nacional do aluguel ficou abaixo da inflação e registrou queda de 0,57 nos últimos doze meses. Apesar de não ser citada no levantamento, Teresina seguiu a tendência e diminuiu o índice do valor da locação.
A informação é do presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Piauí, Nogueira Neto. De acordo com ele, o CRECI não tem o percentual específico de quanto foi a redução, mas afirma que recentemente o preço do aluguel também decresceu.
“A pesquisa não traz dados sobre Teresina, mas o mercado imobiliário percebeu que o aluguel está mais barato”, conta Nogueira Neto. O presidente do CRECI acredita que a ei da oferta e da procura é a responsável pela baixa dos preços.
“Nos últimos anos e com a inflação, a oferta aumentou e a demanda diminuiu. Isso contribuiu para a redução”, informa Nogueira Neto. O preço do aluguel de pontos comerciais também caiu.
A pesquisa desenvolvida pela Fipe e pelo ZAP, acompanha o preço médio do m² de apartamentos prontos em 9 cidades. Foram analisados o valor do aluguel do Rio de Janeiro, Brasília, Santos, São Paulo, Campinas, Curitiba, Salvador, São Bernado do Campo e Porto Alegre.