Menos de um ano após início das operações, o PIX já se tornou o segundo meio de pagamento mais usado pelos brasileiros em contas à vista. O dado é de pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
O mais novo queridinho dos meios de pagamentos só fica atrás do dinheiro, em diferença mínima, que é usado por 71% das contas à vista. Segundo o levantamento, o PIX é usado por 70%, deixando para trás o cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).
De acordo com a CNDL, a escolha pelo PIX é justificada pela rapidez e praticidade para cerca de 83% dos usuários, enquanto 34% mencionaram a possibilidade de evitar ou minimizar contato físico com máquinas e pessoas na hora do pagamento.
PIX em lojas físicas e compras on-line
Já no ranking das modalidades de pagamento em lojas físicas, o PIX não figura entre os primeiros colocados, com cartão de débito sendo escolhido por 32% dos usuários, seguido pelo cartão de crédito (30%), e pelo dinheiro (25%).
Nas compras on-line, o cartão de crédito é a preferência dos brasileiros, com uso por 52% das pessoas.
Preferência em transferências
Na pesquisa, o PIX se destaca como preferência quando se trata de transferências para amigos e parentes, onde 88% dos entrevistados citaram a modalidade.
Também se destacam o pagamento de serviços (40%); de compras pela internet (26%); compras de alimentos (18%); restaurantes (17%) e consultas médicas (12%).
A pesquisa da CNDL ouviu 800 internautas residentes nas capitais brasileiras, com idade igual ou maior a 18 anos, entre os dias 30 de junho e 7 de julho.
Mudanças no PIX
Na última sexta-feira (27), o Banco Central divulgou uma série de medidas em implementação para a melhora do meio de pagamento Pix. O instrumento, que ganhou grande adesão do consumidor, também tem sido ferramenta para realização de crimes. Uma das mudanças foi o limite estabelecido entre transferências das 20h às 6h. Confira todas as mudanças aqui.