O Piauí se classificou como o quarto estado brasileiro em termos de investimentos em relação à sua receita total nos primeiros dois meses de 2023, conforme apontado pelo mais recente Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional. Com 5% de sua receita total destinada a investimentos, o estado segue atrás apenas da Bahia (8%), Mato Grosso do Sul (7%) e Espírito Santo (7%).
O QUE É O RREO? O relatório, que analisa a execução orçamentária de todas as 27 Unidades da Federação, revelou também uma preocupante realidade para sete estados — Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais e Distrito Federal — que não realizaram despesas com investimentos no mesmo período. Este dado levanta questões sobre as prioridades e desafios financeiros enfrentados por essas regiões.
COMO OCORRE A ELABORAÇÃO? Publicado bimestralmente, o "RREO em Foco - Estados e DF" é elaborado com base nos dados fornecidos pelos próprios estados através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), gerido pelo Tesouro Nacional. O documento abrange a execução orçamentária de todos os poderes estaduais, incluindo Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Defensoria Pública.
O QUE OS DADOS REPRESENTAM? O destaque do Piauí como um dos líderes em investimento é um sinal positivo, refletindo um compromisso com o crescimento e a melhoria da infraestrutura e serviços públicos.