O Piauí alcançou o primeiro lugar do Brasil na Tarifa Social de Energia Elétrica com uma economia de R$ 166 milhões no ano de 2020, fruto de uma parceria entre Equatorial e Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC).
O Programa Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício criado pelo Governo Federal com a intenção de ajudar as famílias de baixa renda em todo o Brasil e consiste num desconto especial na conta de energia, que varia de 10% a 65% dependendo da faixa de consumo. Quanto menor o consumo, maior o desconto.
No Piauí, o programa a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) desenvolveu o programa Sasc Integração, uma plataforma tecnológica que rastreia todas as famílias que estão no cadastro.
No Piauí, o programa Tarifa Social de Energia Elétrica abrange mais de 400 mil famílias e a economia de consumo e desconto foi de R$ 166 milhões no ano de 2020 exatamente no período de 2020, exatamente durante a pandemia.
Para o secretário Zé Santana, houve um esforço grande por parte dos técnicos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. “Concentramos nossos técnicos em trabalhos que promovessem um número cada vez maior de cadastros, sabíamos que neste momento difícil da pandemia, esta seria uma ação social da SASC em parceria com a Equatorial, com resultados enormes e imediatos. Hoje os resultados comprovam efetivamente este desempenho”, diz o secretário.