SEÇÕES

Petrobras vai voltar a importar diesel em julho, diz presidente Magda Chambriard

De acordo com a executiva, a produção nacional da estatal foi suficiente para atender à demanda do país entre abril e junho.

Ver Resumo
  • A Petrobras retomará importações de diesel em julho após três meses sem necessidade de compras internacionais.
  • A produção nacional atendeu à demanda entre abril e junho, mas a empresa precisará importar em julho para complementar o abastecimento.
  • O Brasil ainda depende de importações para suprir entre um quarto e um terço do consumo de diesel.
  • A empresa avalia investimentos em refino e produção nacional para reduzir gradualmente a dependência de importações.
  • A retomada das importações ocorre em meio a instabilidade no mercado global de petróleo e tensões geopolíticas.
Petrobras | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Siga-nos no

A Petrobras deverá retomar as importações de diesel a partir de julho, após passar três meses sem necessidade de comprar o combustível no mercado internacional. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (25) pela presidente da companhia, Magda Chambriard.

De acordo com a executiva, a produção nacional da estatal foi suficiente para atender à demanda do país entre abril e junho. No entanto, a empresa voltará a recorrer às importações no próximo mês para complementar o abastecimento.

Nós não precisamos importar diesel nem em abril, nem em maio, nem em junho. Mas agora em julho teremos que importar. Mas só por enquanto, porque já estamos estudando, nesse quinquênio, estudando para como ser autossuficiente em diesel.

Mesmo com o avanço da produção interna, o Brasil ainda depende de volumes importados para suprir parte significativa do consumo de diesel. Atualmente, entre um quarto e quase um terço do combustível utilizado no país é adquirido no exterior, fator que torna o mercado doméstico mais exposto às variações internacionais de preços e disponibilidade do produto.

Nos últimos meses, a Petrobras conseguiu manter o abastecimento sem recorrer ao mercado externo graças ao aumento da produção e ao melhor aproveitamento de suas refinarias. Paralelamente, a companhia avalia alternativas para diminuir gradualmente a dependência das importações nos próximos anos.

Entre as medidas analisadas estão investimentos voltados à expansão da capacidade de refino e ao fortalecimento da produção nacional de combustíveis. O objetivo é ampliar a oferta interna e reduzir a necessidade de compras fora do país.

A retomada das importações acontece em um momento de instabilidade no mercado global de petróleo, marcado por recentes tensões geopolíticas que vêm influenciando os preços e a logística de fornecimento em diversas regiões.

Diante desse cenário, a Petrobras busca conciliar a produção doméstica com aquisições externas quando necessário, garantindo o abastecimento do mercado brasileiro e contribuindo para evitar impactos mais fortes sobre os preços dos combustíveis e as expectativas de inflação.

Tópicos

VER COMENTÁRIOS

Carregue mais
Veja Também