O mercado financeiro baixou novamente a sua estimativa para a taxa básica de juros da economia brasileira no fim deste ano, segundo relatório de mercado, também conhecido como Focus, divulgado nesta segunda-feira (2). O documento é fruto de pesquisa com economistas de instituições financeiras.
Até a semana retrasada, o mercado acreditava que os juros básicos da economia, atualmente em 12,75% ao ano, terminariam este ano em 10,38% ao ano. Entretanto, na semana passada, a estimativa foi baixada para 10,25% ao ano para o fechamento de 2009.
A taxa Selic mais baixa já registrada foi de 11,25% ao ano, que vigorou entre setembro de 2007 e março do ano passado. Se a estimativa do mercado financeiro se confirmar, portanto, os juros brasileiros cairão ao menor nível da história antes do fim deste ano.
Os economistas do mercado financeiro acreditam que os juros serão reduzidos em um ponto percentual, para 11,75% ao ano, já na próxima semana, quando se reúne novamente o Comitê de Política Monetária (Copom).
Em abril, a expectativa é que os juros caiam novamente, agora para 11% ao ano. Já no Copom de junho, de acordo com as previsões do mercado, os juros deverão cair para 10,70% ao ano e, em julho, para 10,50% ao ano. E, em setembro, diz o mercado, devem ser reduzidos para 10,25% ao ano - patamar no qual deverão fechar 2009.