Mercado diminui a projeção de crescimento para 2013 pela crise

A projeção para o PIB de 2013 foi revisada para baixo pela quinta semana consecutiva no relatório Focus.

Avalie a matéria:
|

Diante de uma retomada ainda lenta do investimento no país, a expectativa sobre a intensidade do crescimento no próximo ano é cada vez mais motivo de dúvida no mercado.

A projeção para o PIB de 2013 foi revisada para baixo pela quinta semana consecutiva no relatório Focus, do Banco Central, nesta semana. Os analistas acreditam agora em um avanço de 3,4% no próximo ano. Há um mês, a expectativa estava em quase 4%.

Para este ano, houve um leve ajuste. A economia deve crescer 1% na visão dos analistas.

O cenário também é pior na questão de preços. O mercado agora prevê inflação maior tanto no fechamento deste ano como para 2013.

Segundo o relatório Focus desta segunda-feira, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve ficar em 5,6% em 2012, número superior aos 5,4% da previsão de quarta semanas atrás.

No ano, a inflação oficial está acumulada em 5,01%, acima do centro da meta oficial fixada para este ano. O alvo do governo é 4,5%, com margem de dois pontos para cima ou para baixo.

Para 2013, o índice deve fechar em 5,42%, segundo indicam os analistas. Apesar de um cenário de maior pressão nos preços, o mercado não acredita em mudanças no patamar dos juros básicos no próximo ano.

As previsões sugerem uma taxa Selic estável em 7,25% até o final de 2013. Este número já está estável há cinco semanas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES