
O presidente Lula (PT) conversou com jornalistas no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (30), abordando temas da nova gestão do Banco Central. Durante a coletiva, o presidente comentou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de aumentar a taxa básica de juros, que passou para 13,25% ao ano. Lula defendeu a ação do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, ressaltando a importância de estabilidade na política econômica.
“Não pode dar um cavalo de pau na política econômica”, afirmou Lula, em defesa da decisão do Copom. O presidente também destacou que Galípolo, indicado por ele ao cargo, tem as condições possíveis para implementar as mudanças possíveis. "Não esperei milagre. Eu já esperei por isso, não é nenhuma surpresa para mim", completou Lula.
alta de 1 ponto percentual
A elevação da Selic foi anunciada na última quarta-feira (29) e representa a segunda alta consecutiva de 1 ponto percentual. A decisão, unânime entre os nove membros do Copom, foi amplamente aguardada pelo mercado financeiro, que já estava ciente de que o comitê poderia adotar mais duas elevações semelhantes nas reuniões de janeiro e março, chegando a 14,25% ao ano no final do primeiro trimestre de 2025.
O aumento da taxa de juros impacta diretamente o crédito e os serviços financeiros, elevando o custo de empréstimos pessoais, financiamentos imobiliários e para a compra de veículos.
Para mais informações, acesse meionews.com