O maior e mais intenso litígio corporativo da última década no Brasil chega ao fim nesta quarta-feira (15). A Paper Excellence e a J&F Investimentos firmaram um acordo que prevê a compra dos 49% restantes da Eldorado Brasil Celulose pela holding dos irmãos Batista, encerrando uma disputa judicial que já dura oito anos.
ACORDO PREVÊ COMPRA DA TOTALIDADE DA EMPRESA
Com a assinatura do contrato marcada para esta quarta-feira, a J&F passará a deter 100% do controle da Eldorado, uma das principais produtoras de celulose do país. O acordo também sela o encerramento oficial da disputa judicial entre as duas empresas.
DISPUTA COMEÇOU EM 2017 APÓS VENDA INICIAL
O conflito teve início em 2017, quando a J&F anunciou a venda de sua participação na Eldorado para a Paper Excellence. No entanto, em 2018, quando a transferência das ações deveria ser concluída, a J&F questionou o processo e levou o caso à Justiça, alegando descumprimento de cláusulas contratuais.
ENCERRAMENTO DE UMA BATALHA DE OITO ANOS
Desde então, as empresas travaram uma intensa batalha judicial, com múltiplas ações em diferentes instâncias e acusações mútuas. O acordo, portanto, representa um desfecho histórico e esperado para o que se tornou um dos mais emblemáticos embates do mundo corporativo brasileiro.