Diante da correria do cotidiano, as pessoas sentem dificuldade para executar algumas tarefas, como lavar e passar. O segmento das lavanderias cresce juntamente com as necessidades encontradas, expandindo-se ainda na pandemia, onde muitos prezam pela higiene e segurança individual.
Outro fator que agrega na procura do serviço é a economia de água e energia. Clientes piauienses se validam de diferentes tipos de atendimento. Algumas lavanderias trabalham com profissionais que lavam e passam as roupas, outras já oferecem o autoatendimento, com máquinas e produtos disponíveis para uso.
Empresários preferem investir em franquias, com marcas da confiança do cliente, a fim de evitar as dificuldades e riscos de abrir um negócio do zero. Com isso, onde antes o setor seguia engatinhando, o engajamento das lavanderias se mantém forte.
Uma das beneficiadas é a empresária Adalya Fonseca, que recentemente se tornou franqueada da Omo Lavanderia Especializada, em Teresina e já colhe os frutos do serviço prestado. Ela certifica a qualidade e praticidade que a empresa entrega. “Uma lavagem especializada permite o uso de produtos profissionais que mantêm a qualidade da sua roupa, fazendo com que a durabilidade da peça se mantenha por mais tempo”, explicou.
Os encargos que as lavanderias possuem vão além da lavagem de roupas, peças como cortinas, tapetes, almofadas e travesseiros, que são complicados de higienizar da forma correta, podem ser lavados por máquinas e profissionais qualificados.
Coleta e entrega em domicílio
Possuindo um serviço que dedica sua linha a devolver as peças limpas e cheirosas, a comodidade é outro elemento na qual as lavanderias trabalham. Adalya afirma que a empresa “coleta e entrega em domicílio, com a possibilidade de ter as roupas coletadas, lavadas e devolvidas em até dois dias”.
“O objetivo é realmente fazer com que os clientes tenham mais tempo e conforto dentro de casa, para realizar outras tarefas e ter tempo para o lazer”, pontuou a empresária, expondo o reconhecimento dos produtos que refletiram na criação das lavanderias especializadas.
O feedback dos clientes sempre agrega no trabalho realizado, e no setor, a preocupação com a qualidade da devolução das roupas limpas e passadas complementa a franquia.
Daniel Cardoso usufrui dos serviços ofertados pelas lavanderias, e comenta que a experiência otimiza seu tempo de trabalho, com a certeza de economia mensal. “Não preciso me preocupar com o gasto em água e luz na minha casa. A economia e a qualidade que as lavanderias entregam foi o melhor investimento que fiz no mês, sem falar no cheiro das roupas”, relatou.
Cuidado e dedicação com as peças de roupas.
Marina Castelo Branco é outra franqueada na capital, em uma rede de lavanderias, possuindo o autoatendimento, serviço no qual os clientes lavam suas roupas com máquinas e produtos oferecidos pela empresa.
Segundo a empresária, a lavagem é cobrada por cesto de roupas, que cabem em média 20 peças, ou duas redes, e até mesmo três mantas de microfibra por cesto, já incluídos o sabão e amaciante. Tendo sua unidade localizada no subsolo de um supermercado, os clientes que deixam suas roupas lavando podem usar o tempo livre para fazer compras e outras tarefas.
O conforto do serviço leva 35 minutos para lavar e 45 para secar. “Ele (cliente) pode retirar a roupa da secadora antes do tempo encerrar. Se ele colocar poucas roupas ou roupas de tecido leve, em 20 minutos já estão secas”, explicou Marina.
As lavanderias facilitam o cumprimento de atividades domésticas que antes demandavam bastante tempo. Também trouxeram de volta a figura das “passadeiras”, que atualmente são vinculadas às franquias como profissionais capacitados.
A economia e certeza de roupas limpas e cheirosas, feitas com produtos de primeira linha, conquista o cliente. E o investimento no setor se torna uma “via de mão dupla”, onde o empresário ganha reconhecimento pelo serviço expansivo no mercado e o cliente fica satisfeito com o cuidado e dedicação com as peças.