A taxa de juros média nas operações de crédito para pessoa física atingiram em agosto o menor patamar desde 1995, quando teve início a série histórica da pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), divulgada nesta quinta-feira (9).
De acordo com levantamento da Anefac, das seis linhas pesquisas para pessoa física, só o cartão de crédito rotativo manteve a taxa de juros inalterada no mês passado.
A taxa média geral foi reduzida em 0,10 ponto percentual, de 6,85% ao ano em julho para 6,75% ao ano em agosto ? a menor taxa da série histórica, segundo a Anefac. No ano, a taxa caiu de 121,46% para 118,99%.
Para pessoa jurídica, toda as linhas pesquisadas reduziram as taxas em agosto. A taxa média geral apresentou uma redução de 0,03 ponto percentual, passando de 3,85% ao mês em julho para 3,82% ao mês em agosto. De acordo com a entidade, é a menor taxa para pessoa jurídica desde maio.
De acordo com o economista Miguel Ribeiro de Oliveira, da Anefac, as reduções podem ser atribuídas ao bom momento da economia brasileira e à normalização do mercado externo após as turbulências provocadas pela crise europeia.