Os proprietários de veículos populares como Celta, Gol, Ka, Uno e Clio poderão arcar com um IPVA 12,54% mais barato em 2013, em média, na comparação com o que pagaram este ano pelo imposto. O percentual foi obtido numa simulação usando como base os preços de mercado de modelos bicombustível em 2011 e 2012.
No levantamento, a maior queda foi observada para o proprietário de um Classic 1.0 FlexPower 2010, que pagou, em média, R$ 746,28 este ano. Em 2013, ele poderá desembolsar 16,96% a menos para quitar o tributo: R$ 619,65, caso a desvalorização dos carros usados mantenha o mesmo ritmo até outubro ? quando deve ser fechada a tabela de valores de referência para o cálculo do IPVA no Rio de Janeiro.
A redução maior no imposto vem de carona na desvalorização dos modelos usados, cujos preços despencaram após a redução na cobrança do IPI para carros 0km. Como o IPVA é calculado com base no preço médio de mercado do veículo, o tributo sobe ou desce de acordo com as movimentações de compra e venda.
A diretora de pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Maria Helena Zockun, explica que é natural o valor do IPVA diminuir ao longo dos anos, já que os veículos sofrem depreciação com o passar do tempo. Mas, dependendo do modelo, também é possível haver aumento no valor de mercado, embora isso não seja comum entre os automóveis mais populares.
Segundo dados da Secretaria de Fazenda sobre o imposto cobrado dos proprietários este ano, houve redução média de 4,2% no IPVA dos modelos populares de 2001 a 2010. Também foram registrados recuos para veículos nacionais de luxo (-5,3%) e importados (-5,3%). A tabela oficial com os valores do IPVA 2013 deverá sair em dezembro.