Ricos investidores chineses estão direcionando milhões de dólares para empresas de Elon Musk por meio de acordos que mantêm suas identidades em sigilo, informou o Financial Times.
Os aportes são feitos via veículos de propósito específico para evitar restrições dos EUA e a desconfiança de empresas em meio a tensões entre os dois países, segundo gestores de ativos e investidores citados pelo jornal.
ALTOS VALORES
Três gestores de ativos apoiados pela China informaram ao Financial Times que venderam mais de US$ 30 milhões em ações da SpaceX, xAI e Neuralink, empresas controladas por Musk, para investidores nos últimos dois anos.
PRINCIPAL OBJETIVO
O objetivo principal do influxo de capital chinês no império de Musk é o lucro, sem relação com transferência de tecnologia ou influência em políticas públicas, afirmaram os envolvidos ao jornal. A SpaceX, xAI e Neuralink não responderam aos pedidos de comentário.
Musk mantém há bastante tempo contato com autoridades chinesas, incluindo o presidente Xi Jinping. Sua empresa Tesla fabrica os modelos Model 3 e Model Y na China e também exporta para mercados como a Europa, onde as vendas caíram 45% em janeiro.
Além da Tesla, outros negócios de Musk, como a SpaceX e a rede social X (proibida na China), são vistos por Pequim como potenciais riscos à segurança nacional.