Inflação sobe 0,44% em maio e pesa no bolso dos brasileiros

O resultado de maio reflete o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, que começaram em 27 de abril e se intensificaram no início de maio

Avalie a matéria:
Mulher comprando frutas no supermercado | Reprodução

A prévia da inflação oficial no país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), registrou uma alta de 0,44% em maio, após um aumento de 0,21% no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (28). No mesmo período de 2023, o IPCA-15 havia subido 0,51%. O resultado de maio reflete o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, que começaram em 27 de abril e se intensificaram no início de maio.

IPCA-15 abaixo das projeções

O resultado do IPCA-15 de maio ficou abaixo da mediana das projeções de analistas de consultorias e instituições financeiras consultados pelo Valor Data, que estimavam uma alta de 0,47%. As estimativas variavam entre 0,28% e 0,56%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumulou uma alta de 3,70% em maio, ligeiramente abaixo dos 3,77% registrados até abril. Este resultado também ficou abaixo da mediana das estimativas, que era de 3,73%.

Gráfico sobre a variação mensal da inflação - Foto: Reprodução/Valor Econômico

Principal causa do aumento

A gasolina foi o principal fator de influência no aumento do IPCA-15 em maio, com uma variação de 1,90%, contribuindo com 0,09 ponto percentual para o índice. O IPCA-15 é uma prévia do IPCA e é calculado com base em uma cesta de consumo típica das famílias com rendimento entre um e 40 salários mínimos. Ele abrange nove regiões metropolitanas, além de Brasília e do município de Goiânia.

Gráfico sobre a meta e variação da inflação em 12 meses - Foto: Reprodução/Valor Econômico

cálculos do bc

Para 2024, a meta de inflação perseguida pelo Banco Central é de 3%, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual para baixo ou para cima. Até maio de 2024, o IPCA-15 acumula uma alta de 2,12%.

Para mais informações, acesse meionews.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES