O brasileiro começou o ano batendo recorde de arrecadação de tributos. O Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) vai chegar à marca de R$ 200 bilhões à meia-noite deste sábado (1). No ano passado, a marca foi atingida 13 dias depois.
O presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Rogério Amato, destaca que a maior parte de todo esse dinheiro arrecadado vai para gastos de custeio e não de investimento, o que atrasa o desenvolvimento do Brasil.
? Nesta semana, recebemos a notícia de que os gastos do governo federal atingiram um recorde histórico em 2013 e que os investimentos cresceram muito pouco. Isso mostra que o problema das finanças públicas não está do lado da receita mas, sim, do lado do gasto, da despesa.
Imposto da folia
Nem na hora da folia o brasileiro vai escapar da alta carga tributária. Do preço da serpentina e do confete, 43,83% são de impostos. No spray de espuma são 45,94%. A máscara de plástico tem 43,93% e a máscara de lantejoulas possui 42,71%.
E na hora de comprar a fantasia, o folião vai pagar mais de 30% de imposto. Os dados são do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) ? cujos dados abastecem o Impostômetro.