iFood vai sair do Brasil? Saiba qual será o destino do aplicativo no país

Uma nova proposta de lei assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou boatos de uma possível saída do aplicativo iFood do Brasil

iFood vai sair do Brasil? saiba qual será o destino do aplicativo no país | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta segunda-feira (04) uma nova proposta de lei assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou boatos de uma possível saída do aplicativo iFood do Brasil. A proposta viabiliza a regulamentação do trabalho de motoristas de aplicativo e causou polêmica com rumores de que o aplicativo não iria mais atuar no país.

NÃO VAI SAIR: Não, o aplicativo não vai sair do Brasil. A empresa é natural do país, e foi fundada em 2011 por Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante. Em nota ao portal Terra, o iFood disse não ter pretensão de deixar o Brasil, já que o país é seu único mercado.

"O iFood é uma empresa brasileira, portanto, não há qualquer possibilidade de sair do País", disse a empresa em comunicado enviado ao portal Terra.

SEM ACORDO: A empresa não chegou a um acordo junto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O iFood discorda sobre o projeto endurecendo as negociações para os entregadores do aplicativo. A proposta prevê remuneração mínima dos entregadores, além de contribuição com a previdência.

VAI SER APROVADO?: A proposta ainda pode sim ser aprovada no Congresso Nacional. O texto do projeto de lei vai ser enviado para votação. Caso seja aprovado pelos parlamentares, a lei passa a valer depois de 90 dias. 

Saiba quais as regras previstas no projeto de lei.

- Criação da categoria “trabalhador autônomo por plataforma”;

- Os motoristas e as empresas vão contribuir para o INSS.

- Mulheres motoristas vão ter direito ao auxílio-maternidade;

- A jornada de trabalho de 8 horas diárias no máximo de 12;

- Não haverá acordo de exclusividade, o motorista pode usar várias plataformas;

- Para cada hora trabalhada, o profissional vai receber R$ 24,07/hora;

- Os motoristas serão representados por sindicato.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES