O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, iniciou a semana em alta e atingiu um marco histórico nesta segunda-feira (03/11), ao ultrapassar pela primeira vez os 150 mil pontos. Às 11h15, o indicador avançava 0,39%, aos 150.131 pontos. No mesmo horário, o dólar registrava desvalorização de 0,51%, cotado a R$ 5,3521.
O desempenho do mercado ocorre em meio à expectativa pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), prevista para esta quarta-feira (5). Investidores também monitoram o cenário internacional, marcado pela paralisação parcial do governo dos Estados Unidos, que já dura 34 dias e tem atrasado a divulgação de indicadores econômicos importantes.
Sem dados oficiais, o mercado americano se apoia em levantamentos privados e nas declarações de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) para tentar antecipar os próximos movimentos da política monetária. Apesar da incerteza, parte dos analistas ainda aposta em um corte de juros em dezembro.
dólar inicioU a semana em queda
O Boletim Focus, divulgado às 8h25 pelo Banco Central, trouxe revisão positiva das expectativas para a inflação. A projeção do IPCA de 2025 caiu pela sexta semana consecutiva, para 4,55%, após a divulgação dos dados de emprego do Caged e da taxa de desemprego na semana passada.
Desde o início do ano, o Ibovespa acumula valorização de 24,3%. O índice encerrou 2024 aos 120.283,40 pontos e manteve trajetória de alta em outubro, com avanço mensal de 2,26%.
A moeda norte-americana, por sua vez, recuava 0,5% e era negociada a R$ 5,354 por volta das 11h20, seguindo o movimento da semana anterior. Em outubro, porém, o dólar registrou alta de 1,08%, a primeira valorização mensal desde julho, quando havia caído 3,08%. No acumulado de 2025, a moeda ainda apresenta queda de 12,94% frente ao real.
Nos Estados Unidos, a falta de consenso entre democratas e republicanos em torno do orçamento federal suspendeu a publicação de dados como o payroll (emprego) e o índice de preços ao consumidor (CPI), fundamentais para orientar as decisões do Fed.
Apesar da ausência desses indicadores, o mercado acompanha nesta segunda-feira a divulgação de números privados, como o PMI da indústria, às 11h45, e o índice ISM, às 12h. No fim da tarde, estão previstos discursos das dirigentes Mary Daly e Lisa Cook, integrantes do banco central americano.
Com o fim do horário de verão nos EUA, as bolsas de Nova York passam a funcionar das 11h30 às 18h (horário de Brasília). A B3 acompanhará o novo cronograma e encerrará o pregão no mesmo horário, enquanto os mercados de câmbio e juros seguem com expediente normal.