SEÇÕES

Governo vai anunciar pacote de medidas para apoiar exportadores, diz Haddad

Governo federal anuncia pacote de medidas para apoiar exportadores brasileiros afetados pelas tarifas dos EUA. Veja as principais medidas e o impacto.

Governo vai anunciar pacote de medidas para apoiar exportadores, diz Haddad | Foto: Reprodução/Agência Brasil
Siga-nos no

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (12) que o governo deve anunciar, nesta quarta-feira (13), um pacote de medidas para apoiar exportadores brasileiros afetados pelo aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos nacionais.

Segundo Haddad, a proposta é oferecer mecanismos que amenizem os impactos do tarifaço de 50% anunciado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, sobre diversas mercadorias brasileiras. O objetivo é garantir fôlego ao setor exportador enquanto o país busca uma solução negociada para a disputa comercial.

“O presidente [Lula] disse que assinaria [a medida] hoje [terça], mas preferiu fazer o anúncio amanhã [quarta]. Serão detalhados os valores e os procedimentos”, afirmou o ministro. O pacote está sendo elaborado em conjunto pelos ministérios da Fazenda; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e Relações Exteriores, e deve incluir linhas de crédito, facilitação de comércio e eventuais desonerações pontuais.

A taxação americana, anunciada em julho, atinge produtos como aço, alumínio, etanol e alguns itens agrícolas, gerando preocupação entre empresários sobre a perda de competitividade e a queda nas exportações para o mercado norte-americano.

Medidas previstas no plano de contingência:

  • Linhas de crédito para empresas impactadas, voltadas a financiar investimentos e capital de giro;

  • Adiamento do pagamento de tributos e contribuições federais por até dois meses, medida semelhante à adotada durante a pandemia de Covid-19;

  • Compras públicas de produtos perecíveis, para evitar perdas em estoques de alimentos como peixes, frutas e mel, que estão parados desde o anúncio das tarifas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também