A Volkswagen e a Fiat são protagonistas de uma das disputas mais acirradas da indústria automobilística. E não é somente pela liderança do mercado nacional. Os carros chefes das duas marcas Gol e Palio, primeiro e segundo colocado no ranking dos modelos mais vendidos do país, encabeçam essa rivalidade.
Para atacar o reinado do hatch da Volkswagen, o Palio ganhou mais itens de série, versão mais econômica e o câmbio automatizado Dualogic, que dispensa o pedal da embreagem. A primeira resposta do Gol foi o lançamento de uma nova geração, em seguida o hatch adotou a tecnologia automatizada (a versão I-Motion) e agora a marca apresenta um Gol mais econômico.
O EcoMotion está disponível apenas com a carroceria da quarta geração e promete uma economia de até 10% de combustível a partir de R$ 27.530, com duas portas, e de R$ 29.300 com quatro portas. Para atingir a meta de redução de consumo, a fabricante alongou o diferencial do câmbio, mas a relação de marchas permanece a mesma. ?É como se tivéssemos pulado uma marcha?, explica o engenheiro responsável da companhia, José Loureiro.
Na prática, a alteração significa um pouco de perda de fôlego nas retomadas de velocidade e uma melhora na aceleração. De acordo com a Volks, a versão EcoMotion vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos. O motor 1.0 Flex de 71 cavalos com álcool precisou ser recalibrado para responder a nova relação da transmissão.
Os pneus foram substituídos por componentes mais finos e passam de 175X70, do modelo convencional, para 165X70. A pressão também foi alterada de 27 PSI para 39 PSI, na dianteira, e 32 PSI, na traseira. Para não comprometer a dirigibilidade, a fabricante adotou uma nova calibração dos amortecedores.
Com as modificações, a média de consumo, em uso misto, passa a ser de 17,3 km/l, com gasolina, e de 12 km/l, com álcool. Durante a avaliação, feita somente em estrada, rodamos 69,8 quilômetros com 5,48 litros de etanol, uma média de 12,73 km/l. Para orientar o motorista, há no centro do painel de instrumentos um indicador que aponta o consumo instantâneo em um gráfico de 0 a 30 km/l.
A nova versão é identificada visualmente pelo adesivo EcoMotion na tampa traseira e traz novas calotas e para-choque pintados na cor da carroceria. De série, o hatch vem equipado com ajuste manual de altura do banco do motorista e tomada de 12 volts. A extensa lista de opcionais inclui desde trio elétrico até rádio com conexão Bluetooth.
Como o pacote Trend não pode ser adaptado à versão econômica devido às rodas de 14 polegadas, a Volkswagen irá manter no mercado o modelo convencional, que custa exatamente o mesmo valor. A estratégia da marca em oferecer o Ecomotion apenas na quarta geração, que representa 20% das vendas da linha Gol, é atrair principalmente os frotistas, já que é o carro mais barato da marca no país e promete economia no bolso.