Após reunião onde discutiu-se, nesta terça-feira (07/05), no prédio da Caixa, na Rua Areolino de Abreu, Centro de Teresina, entre os diretores Odaly Medeiros e Mariano Segundo, do Sindicato dos Bancários do Piauí, e o Superintendente Regional da Caixa no Piauí, Jhonatan Borges de Melo Valença, sobre o deslocamento de empregados da agência da Caixa que foi explodida no último dia 30/04 na cidade de Campo Maior, já que vão ser deslocados para a unidade de Altos (38 quilômetros de Teresina), enquanto o novo prédio da Caixa não esteja pronto, o representante da Caixa informou que a Caixa liberou a remuneração extra aos empregados.
Odaly Medeiros reforçou que é esse o papel do sindicato, ou seja, acompanhar as ocorrências de explosões de agências no Piauí que trazem grandes prejuízos para população, empresa e empregados. “Na última sexta (03/05), juntamente com os diretores Paulo Toussaint e Arimatéa Passos, estivemos visitando as unidades da Caixa e Banco do Brasil que foram alvo de explosão. O BB ficou num estado recuperável e acho que o banco tem como, num curto prazo, fazer com que aquela agência volte a atender a população. Mas quanto a Caixa, não, pois os danos foram grandes e tem até alguns empregados tirando algumas pendências, mas está um ambiente muito insalubre. Por isso, estivemos conversando com o superintendente Jhonatan colocando a real situação e buscando solucionar o problema dos empregados que estão em Campo Maior e sendo deslocados para outras unidades, como Altos e Piripiri, exatamente aonde esse fluxo de clientes vai em busca de atendimento”, relata o sindicalista.
Na oportunidade, Segundo Odaly, “procurei também saber do superintendente qual o prazo para equacionar o problema da agência em Campo Maior. Ele me garantiu que até o dia 15 deste mês de maio será deslocado até aquela cidade uma Agência Móvel com modelo e estrutura de um banco para ficar atendendo, enquanto termina a obra do novo prédio da Caixa que já vem algum tempo sendo construído, mas que precisa ser acelerado”, pondera.
Vale ressaltar que o caminhão da Caixa vai ficar localizado no Complexo Valdir Fortes, sendo esta uma forma de garantir a realização de saques e outros serviços importantes também o período dos Festejos de Santo Antônio que se aproxima e que costuma atrair um grande número de pessoas.
Durante a reunião, o dirigente sindical também questionou como a Caixa iria resolver o problema dos empregados, considerando que a Caixa, no seu normativo, diz que o deslocamento até 60 quilômetros não tem remuneração extra, a título de transporte e alimentação. “Diferente do Banco do Brasil, onde o deslocamento de seus empregados, principalmente com essas ocorrências em que não têm culpa, mas são remunerados. Na verdade, tivemos a felicidade de ouvir dele que está buscando a solução do problema o quanto antes”, justifica, acrescentando que Jhonatan afirmou que foi liberada a remuneração para custear a ida e volta dos empregados para a agência de Altos.