Steve Jobs, fundador e presidente da Apple, anunciou que sairá de licença médica para cuidar de sua saúde. Em um comunicado enviado aos funcionários, o fundador da Apple informou a sua saída e afirmou que irá continuar como CEO (Chief Executive Officer) e estará envolvido nas decisões estratégicas da empresa.
O comunicado não informa quanto tempo Jobs irá se afastar de suas funções. ?Espero voltar logo que puder?, afirma o dono da empresa em nota.
Esta é a segunda vez que Steve Jobs se afasta da empresa. A primeira vez foi em 2009, quando ficou cerca de seis meses afastado para fazer um transplante de fígado. Em 2004 o fundador da Apple foi diagnosticado com câncer no pâncreas.
Segundo o comunicado, Tim Cook, COO da companhia, será o responsável pelo dia a dia da empresa. ?Tenho grande confiança de que Tim e o resto da equipe farão um ótimo trabalho de execução dos planos excitantes que temos em vigor para 2011.?
Assim que o anúncio foi divulgado ao mercado, as ações da Apple despencaram nas bolsas europeias. Em Frankfurt, na Alemanha, os papéis da empresa caíam 8,3% às 13h50 (horário de Brasília). A bolsa de Nova York não terá pregão nesta segunda-feira devido ao feriado do Dia de Martin Luther King.