A montadora americana Ford Motors anunciou nesta quarta-feira (23) ter concluído um acordo para a venda da filial sueca Volvo para a empresa chinesa Geely Holding.
"A Ford Motor Company confirma hoje (quarta-feira) que todas as condições comerciais de fundo vinculadas à possível venda da Volvo Cars foram acertas entre a Ford e o Zhejiang Geely Holding Group", afirma a empresa americana em um comunicado.
"Embora ainda falte trabalho por fazer antes da assinatura (...) Ford e Geely acreditam que um acordo final de venda será assinado durante o primeiro trimestre de 2010 e a venda será concluída durante o segundo trimestre de 2010", completa o texto.
A Ford Motors Co., segunda maior montadora dos Estados Unidos, anunciou em dezembro de 2008 a intenção de vender a marca de luxo sueca, que havia adquirido na totalidade em 1999 por US$ 6,4 bilhões.
Em outubro, informou que considerava que o grupo privado chinês Geely havia feito a melhor oferta pela Volvo Cars, que seria de US$ 2 bilhões.
A Volvo Cars foi fundada na cidade de Gotemburgo, norte do país, em 1927 e tem atualmente 22.000 funcionários no mundo, 16.000 deles na Suécia.
A China se tornou no início de 2009 o maior mercado de automóveis do planeta, após a queda nas vendas nos Estados Unidos em consequência da crise econômica.