FED injetará mais de US$ 1 tri em intervenção no mercado após Covid-19

Banco Central dos Estados Unidos estenderá suas compras “em uma série de vencimentos” para incluir letras, notas, títulos protegidos pela inflação do tesouro e outros instrumentos.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Banco Central dos Estados Unidos – Federal Reserve (FED) entrou nos mercados financeiros nesta quinta-feira (12) pelo segundo dia consecutivo e pela terceira vez nesta semana,  aumentando drasticamente as compras de ativos em meio à turbulência criada pelo coronavírus. As informações são do CNBC. 

“Essas mudanças estão sendo feitas para resolver rupturas altamente incomuns nos mercados de financiamento do Tesouro associados ao surto de coronavírus”, disse o Fed de Nova York em um anúncio no início da tarde em meio a uma lavagem em Wall Street que estava caminhando para o pior dia desde 1987.

As ações estavam em queda após o anúncio, embora alguns dos ganhos tenham sido reduzidos à medida que o mercado digeria os movimentos. Alguns no mercado estavam céticos quanto à mudança, e mesmo que o próprio Fed tivesse as ferramentas adequadas para reverter a atual tendência de baixa do mercado.

“Continuamos enfatizando que este Fed agirá de forma agressiva e, em particular, que os bancos centrais estão focados em salvaguardar o funcionamento do mercado neste momento e continuarão a fornecer liquidez em escala”, disse Ebrahim Rahbari, diretor de economia global do Citi Research. “No entanto, apesar do forte aumento inicial do risco, acreditamos que essas medidas ainda não serão suficientes para estabilizar de maneira duradoura o sentimento do mercado, tendo em vista as preocupações com o crédito e as crescentes preocupações com a saúde”, completa. 

Banco Central dos Estados Unidos – Federal Reserve (FED)

Sob o novo regime, o Fed estenderá suas compras “em uma série de vencimentos” para incluir letras, notas, títulos protegidos pela inflação do tesouro e outros instrumentos. O banco central começará a comprar títulos com cupom, algo que os participantes do mercado reclamam desde o final de 2019. As compras começam na quinta-feira e continuam até 13 de abril.

Novas operações

A segunda parte das novas operações permitirá que a mesa do Fed de Nova York ofereça US $ 500 bilhões em operações compromissadas de três meses e operações de um mês. As ofertas acontecerão semanalmente durante o restante do programa.

Além disso, o Fed continuará oferecendo pelo menos US $ 175 bilhões em operações compromissadas overnight e US $ 45 bilhões em operações de duas semanas. Os acordos de recompra são operações de curto prazo em que as instituições financeiras fornecem garantias de alta qualidade em troca de reservas de caixa que usam para operar.

Os movimentos extraordinários ocorreram em meio a turbulências extremas do mercado criadas pela incerteza sobre a pandemia de coronavírus. O rendimento dos títulos do governo no início desta semana caiu em cascata para registrar baixas em meio a relatórios de problemas de liquidez no mercado e temores de uma recessão global.

Porém, permanecem dúvidas se o Fed pode deter os problemas do mercado por conta própria. Wall Street tem procurado uma resposta fiscal agressiva e ainda precisa obtê-la dos legisladores de Washington. “O vírus foi o catalisador, mas não é a causa”, disse Christopher Whalen, fundador da Whalen Global Advisors. 

“Tanto os títulos quanto as ações foram inflados de maneira bastante dramática por nossos amigos do Fed. Você está vendo o jogo final da política monetária aqui, que é em um determinado momento que você precisa parar. Caso contrário, você terá bolhas grotescas de ativos, como vimos, e o motor ficará sem combustível”, finaliza. 

Os mercados têm procurado ações do Fed, que instituiu um corte na taxa de juros entre as reuniões na semana passada que não fez nada para conter as preocupações. O Fed na última segunda-feira aumentou os limites para suas operações compromissadas em andamento, e na quarta-feira ampliou os limites e anunciou uma oferta de prazo de US $ 50 bilhões que atraiu grande interesse nesta quinta.

Juntamente com o anúncio, o Fed prometeu que “os termos de operação serão ajustados conforme necessário para promover o bom funcionamento do mercado de tesouraria e a implementação eficiente e eficaz de políticas”. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES