As exportações brasileiras de café verde voltaram a crescer em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, marcando a primeira alta mensal desde março, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
O desempenho ocorre após um período marcado por oferta reduzida do grão e pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos. As taxas de 50% anunciadas pelo então presidente Donald Trump foram suspensas no fim de novembro, o que possibilitou a retomada dos embarques, já em um cenário de estoques mais elevados no Brasil após a colheita de 2025.
Em dezembro, os embarques de café verde somaram 210,3 mil toneladas, o equivalente a cerca de 3,5 milhões de sacas de 60 quilos, volume 4,2% superior ao registrado no mesmo mês de 2024.
Apesar do avanço na comparação anual, o total exportado ficou levemente abaixo do volume registrado em novembro, quando o país enviou ao exterior 212,2 mil toneladas, segundo a Secex.
Além do café, a secretaria informou que também houve crescimento nas exportações, na comparação anual, de produtos como soja, açúcar, celulose, carnes bovina e de aves, milho, minério de ferro, petróleo e outras commodities relevantes para a economia brasileira.